Reunião com aposentados (as) discute necessidade de organização para garantir pagamentos em dia

Aconteceu, na última sexta-feira (05), uma reunião com servidoras e servidores aposentados pela Prudenprev. O objetivo da conversa, inicialmente, era o de levar informações acerca da forma com que o sistema próprio de previdência do município de Presidente Prudente organiza os pagamentos das aposentadorias e pensões, bem como acolher sugestões e deliberar itens e relacionados. A referida reunião aconteceu no auditório do sindicato dos bancários.

Para iniciar a conversa, a diretora Sônia Auxiliadora, fez uma explicação sobre a organização financeira da Prudenprev necessária para cumprir com os pagamentos dos benefícios e aposentadorias. Utilizando dados cedidos pela própria Prudenprev, a diretora mostrou a forma com que se sustentam financeiramente os pagamentos e também a necessidade do repasse da contribuição patronal para que os salários de todas e todos, especialmente das servidoras e servidores que integram o chamado Grupo Financeiro (ingressantes no funcionalismo municipal a até dezembro de 2001) . O grupo é composto de 921 aposentados e 408 pensionistas.

Reunião foi conduzida pela diretora Sônia Auxiliadora e aconteceu no auditório do sindicato dos bancários | Foto: Itamar Batista

O maior objetivo da reunião foi o de sanar dúvidas acerca dos pagamentos e, durante as conversas, as aposentadas e aposentados presentes destacaram a importância da luta para que os salários sejam pagos em dia, tanto das servidoras e servidores da ativa, quanto das aposentadas e aposentados. “É importante que as aposentadas e aposentados integrem e fortaleçam a luta para impedir que salários sejam pagos na data correta porque as aposentadorias estão ligadas ao pagamento dos salários de quem está na ativa”, acrescentou a diretora. Acerca desta preocupação, o sindicato destaca que a má-gestão da administração ao gerenciar os recursos dos cofres públicos causa incertezas relacionadas à garantia de diversos direitos de servidoras e servidores da ativa e que pode, em algum momento, repercutir no atraso de salários.

Além deste primeiro grupo que pode ser diretamente prejudicado no caso de atraso salarial, existe ainda o Grupo Previdenciário, que é composto por quem ingressou na prefeitura a partir de janeiro de 2002. Estas pessoas, conforme informado pela Prudenprev, não sofreriam com atrasos nos pagamentos no caso da falta de repasses por parte da prefeitura porque existe um superávit financeiro para garantir os pagamentos destas aposentadorias. São 627 aposentados e 42 pensionistas.