Seminário discute trabalho de ACE, ACS e ACZ de Prudente e Região

Aconteceu na sexta feira (06), a segunda edição do Seminário dos Agentes de Saúde de Presidente Prudente e Região. O evento teve por objetivo promover reflexões e discutir acerca do trabalho das servidoras e servidores municipais lotados nos cargos de Agente de Combate às Endemias (ACE), Comunitário de Saúde (ACS) e de Controle de Zoonoses.  O seminário foi promovido pelo Sintrapp e contou com o apoio da Prefeitura de Presidente Prudente, da FCT/Unesp e do Cerest/PP.

Em sua fala durante a mesa de abertura do evento, a presidenta do Sintrapp, Luciana Telles, destacou a importância do trabalho dos agentes de saúde na promoção da saúde da população e enfatizou ainda a necessidade de valorização da categoria.

A diretora da Unesp, Cristina Baron, enfatizou a parceria entre Sintrapp e Universidade e ainda lembrou a todas e todos que a faculdade é um espaço público e permanece de portas abertas pra este tipo de evento. Além disso, Cristina informou a todas e todos que a Unesp está com inscrições abertas – até as 23h99 de hoje – para o vestibular na faculdade. A mesa foi composta também pela diretora do sindicato e servidora lotada no cargo de ACE, Alessandra Menezes, pelo diretor e ACS Amarildo Mota, pelo representante dos ACZ, Marcos Queirole, e pela secretária adjunta da Sesau, Danielle Borsari.

Cumprida a etapa inicial do cerimonial, o supervisor do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Raphael Catalan, fez uma palestra acerca da atuação do Cerest/PP na vida das trabalhadoras e trabalhadores.

Raphael trouxe casos em que o Centro atuou na defesa de trabalhadoras e trabalhadores em situações de abuso e assédio moral, como no caso onde funcionários de um supermercado eram obrigados a usar fraldas geriátricas durante o expediente para reduzir as idas ao banheiro durante o horário de trabalho.

Logo após a apresentação do Cerest, a advogada do Sintrapp, Dra. Elisângela Viudes, fez sua palestra que teve por tema “O papel do ACS, ACE e ACZ na promoção, prevenção e educação em saúde e a necessária valorização da categoria”. Já o advogado Vinícius Cascone, sócio proprietário do escritório responsável pelas demandas jurídicas das servidoras da região e do CIOP, trouxe informações relacionadas à “Luta pela valorização dos Agentes e as propostas legislativas”. As palestras dos advogados foram mediadas por Sérgio Diniz, diretor do Sintrapp e ACS.Feitas as apresentações, as servidoras e servidores presentes fizeram perguntas aos palestrantes. Entre os questionamentos, Agentes de Prudente e região puderam sanar dúvidas como as atribuições das funções, o pagamento do Piso e dos adicionais e também o repasse dos incentivos enviados pelo Governo Federal.

📸 Clique aqui para conferir o álbum de fotos do evento