Presidente Prudente

Sintrapp participa do III Congresso Nacional da Primeira Infância

Foi iniciada, na tarde da terça-feira (9), a terceira edição do Congresso que tem por tema o “Direito à Educação Integral na Perspectiva da Formação Humana”. O Sintrapp, que é parceiro do evento, compôs a mesa de abertura representado pela presidenta da entidade, Luciana Telles. Em sua fala, a sindicalista destacou a satisfação de mais uma vez, o “Sintrapp estar parceiro deste congresso que é tão relevante para a educação”. Além disso, Luciana também resssaltou a importância deste evento que muito contribui com as discussões acerca da importância da Primeira Infância, bem como a educação integral enquanto direito e na perspectiva da formação humana.

Na conferência de abertura do evento, onde foi abordado o “direito à educação integral na perspectiva da formação humana”, o Professor Doutor Miguel Gonzales Arroyo fez uma palestra onde citou, entre outros assuntos, a importância da participação dos sindicatos neste tipo de evento. Arroyo é titular emérito da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e autor de extensa literatura na área.

Da esquerda para a direita: Luciana Telles, Prof. Dr. Severino Barbosa, Profa. Dra. Katia Tavares e a Coordenadora Geral do Evento, Profa. Dra. Cinthia Magda Fernandes Ariossi | Foto: Cedida

O evento (que aconteceu entre os dias 9 e 12, na FCT/Unesp) discutiu, por meio de eixos temáticos, a diferenças entre sujeitos, a importância dos espaços e do currículo na educação integral e as políticas públicas na área. O primeiro eixo teve por objetivo discutir a importância de compreender as diferenças entre os sujeitos, para que elas não se tornem desigualdades. Já a segunda temática que faz parte das discussões foram os chamados “Territórios Educativos” que conforme estudiosos da área abrange mais do que o material utilizado nas atividades educativas, sendo composto pelo ambiente, pelos recursos e também pelas pessoas envolvidas na educação. O terceiro eixo trouxe a importância do currículo para a educação integral. Na divulgação do evento, especificamente na descrição do terceiro tema, foi citado o professor e doutor em educação Miguel  Arroyo, estudioso da área da educação integral que contribuiu com as discussões e fez uma palestra na abertura do evento. No texto, o professor cita que o currículo deve “Proteger os conhecimentos definidos comuns, únicos, legítimos e não permitir a entrada de outros conhecimentos considerados ilegítimos, do senso comum”. O terceiro e último tema pensa a relevância das políticas públicas para a educação integral, que “constitui uma ação estratégica para garantir a proteção e desenvolvimento integral às crianças, jovens e adultos que vivem na contemporaneidade marcada por intensas transformações e desigualdades sociais”.

Palestras

Para os quatro dias de evento, foram convidados diversos pesquisadores da área da educação. A Profa. Dra. Cinthia Magda Fernandes Ariossi conta que “os palestrantes foram escolhidos com base no envolvimento com o tema. São todas pesquisadoras e pesquisadores que estão na ponta das discussões sobre educação integral no Brasil. E também que discutem experiências diversas de educação, como a educação quilombola, educação indígena, educação antirracista entre outras experiências”.

Além das palestras, o evento contou também com outras atividades, como a contação de histórias promovida pelos membros do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ), apresentação da Banda Marcial Municipal de Álvares Machado, micursos e lançamento de livros.