Ciop

Assembleia geral do Ciop define reposição da inflação nos salários e reajuste no vale-alimentação

Aconteceu, na manhã da sexta-feira (26), uma assembleia com os prefeitos de municípios consorciados ao Ciop. Diretoras e diretores do Sintrapp participaram da assembleia e a presidenta do sindicato, Luciana Telles, fez uma fala durante os debates para que houvesse maior valorização destas trabalhadoras e trabalhadores.

Com a justificativa da proximidade das eleições, a gestão do Ciop apresentou a proposta de 3,93% de reposição nos salários das trabalhadoras e trabalhadores. O Sintrapp, assim como a categoria, lamenta o baixo índice definido e, pensando em impedir que a justificativa do ano eleitoral possa ser utilizada em outros anos por conta da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), o Sintrapp ainda enfatizou a necessidade de alteração do mês da data-base do Ciop. “Por conta da data, em todo ano eleitoral, existe esta dificuldade em conquistar um reajuste salarial acima do índice inflacionário”, comentou a presidenta do Sintrapp. O assunto voltará a ser negociado com a gestão do Ciop em uma reunião. A solicitação de alteração da data-base também tem o objetivo de impedir que as trabalhadoras e trabalhadores de alguns cargos do Consórcio recebam valor inferior ao mínimo federal (por alguns meses), que é reajustado no início do ano.

Após a decisão do índice do reajuste, tanto a presidenta do sindicato quanto o diretor Júlio Renan destacaram que alguns cargos receberiam um salário inferior ao mínimo federal. Em resposta, o consórcio informou que providenciará atualização da remuneração destes cargos para um valor que corresponda ao mínimo estabelecido pelo governo federal. O Sintrapp destaca que agirá de forma contundente, para garantir que nenhuma trabalhadora ou trabalhador receba valor inferior ao salário mínimo.

Além desta, um aumento de R$ 100,00 no vale-alimentação, o que representa 16,66%. Com o aumento, o valor a ser pago mensalmente a título de vale-alimentação bate a marca dos R$ 700,00. Vale ressaltar que proposta fica aquém da média dos valor pago às servidoras e servidores dos municípios consorciados, que é R$ 770,00. Acerca do reajuste, há ainda de se destacar a grande diferença entre o valor pago pelo Ciop e o que é praticado pela Prefeitura de Presidente Prudente e pela Prudenco. “A reivindicação que fizemos durante a assembleia é para que o vale-alimentação aumentasse para R$ 900,00 e, desta forma, a discrepância entre os pagamentos do benefício diminuiria”, comenta o diretor Júlio.

Outras reivindicações
O Sintrapp destaca que voltará a negociar com a gestão do Ciop a revisão do período estabelecido para data-base e a criação de um Plano de Cargos, Carreira e Salários para que as trabalhadoras e trabalhadores do consórcio sejam reconhecidos e valorizados.