Etapa intermunicipal da Conaee promove debates acerca de prioridades da Educação Pública

Com o objetivo de debater as necessidades e definir as prioridades da educação na região, a Etapa Intermunicipal da Conferência Nacional Extraordinária de Educação (Conaee), ocorreu no sábado (28). O evento foi sediado na FCT/Unesp e contou com a participação de profissionais da educação, dirigentes da área e membros da sociedade civil interessados pelas políticas públicas em educação.

A abertura do evento aconteceu no dia 20 de outubro de forma on-line, por meio de uma transmissão ao vivo no canal do Sindicato dos Servidores Municipais de Presidente Prudente e Região (Sintrapp) no YouTube. Para iniciar os trabalhos, os participantes do evento foram dividos por eixos de interesse que discutiram Direitos Humanos, Equidade e Diferença, Gestão Democrática e Educação; Valorização Docente e o Financiamento Público da Educação.

Ao final das discussões, e logo após o almoço, foi realizada uma plenária para votação e aprovação do relatório final da conferência, onde foram elencados os principais temas discutidos pelo grupos que serão levados para a próxima etapa pelas delegadas e delegados que representarão o polo da região, que abrange 52 municípios.

Na categoria da Educação Básica foram eleitos delegadas e delegadas nos segmentos a seguir:

• Docentes: Luciana de Freitas Telles Peres, Adriana Alves Pugas dos Santos, Ana Lúcia Aparecida Ferreira e Paula Cristina Dantas dos Santos;
  • Gestores: Anita Baraldi Rolim;
  • Funcionários: José Carlos Bueno do Prado;
  • Pais / Responsáveis: Cristiano Grígio.

Além destes, eleitos como titulares, também foram selecionadas suplentes. Do ramo dos gestores, Mariléia Crepaldi Galonetti e Elaine Reis Monteiro. Do segmento dos docentes, Rosemary Castro Jardim.

Já para representar o Polo 9 nos segmentos da Educação Superior, foram escolhidos os seguintes participantes da Conferência:

• Docentes: Rosiane de Fátima Ponce e Marta Campos de Quadros;
  • Gestores: Liene Aparecida Mendes;
  • Estudantes: Robert Lucas Galvão da Fonseca e Tauana Oliveira Silva.

As etapas da Conaee auxiliarão na construção do Plano Nacional de Educação (PNE) que norteará as políticas públicas em educação pelos próximos dez anos.

O evento está sob a coordenação do Fórum Municipal de Educação de Presidente Prudente, Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação de Presidente Prudente, com o apoio do Sintrapp – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Presidente Prudente e Região, da Unesp – Faculdade de Ciências e Tecnologia, e da Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.

Cabe lembrar que o evento presencial, que acontece neste sábado, dá continuidade à abertura da Conferência, que foi realizada de forma online, por meio de uma live no canal do Sintrapp no Youtube.