Presidente Prudente

Diagnóstico precoce do câncer de próstata é a melhor forma de combater a doença


O câncer de próstata é o 4º tipo de câncer que mais acomete pessoas pelo mundo inteiro. Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer, estima-se que surjam 71.730 novos casos deste tipo da doença no Brasil até 2025.

O câncer é configurado pela multiplicação desordenada de células do corpo, que habitualmente morrem e são substituídas por outras novas. Porém, no caso das células cancerosas, a multiplicação acontece de forma desenfreada a exponencial, o que causa tumores que podem ser benignos ou câncer.

Conforme a cartilha “Câncer de próstata: vamos falar sobre isso?”, na maioria dos casos, o câncer avança lentamente e não dá sintomas até um estágio avançado da doença. Entre os fatores de risco, estão o avançar da idade, histórico de câncer na família e sobrepeso ou obesidade. Com relação à idade, de cada dez pessoas diagnosticadas com este tipo de câncer, nove têm mais de 55 anos.
Entre as formas de prevenção, o inca destaca a importância da prática de atividades físicas e da alimentação saudável, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas e do tabagismo.
Sintomas

Na fase inicial, como citado anteriormente, é possível que a doença não apresente sintomas. Porém, os mais comuns são:

  • Dificuldade de urinar;
  • Demora em começar e terminar de urinar;
  • Sangue na urina;
  • Diminuição no jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Na fase de diagnóstico e detecção, os exames mais importantes são o exame de toque retal, onde o profissional médico avaliar o tamanho, a forma e textura da próstata, e um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, o Antígeno Prostático Específico (PSA).
Em Presidente Prudente, desde 2021, a Lei Nº 10.391/2021 garante que servidoras e servidores tenham direito à falta Abonada para realização de exames preventivos como o Papanicolau e de próstata, para prevenção de doenças. Sendo assim, o Sintrapp enfatiza a necessidade de cuidar da saúde e aproveitar o direito que é de todas e todos!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo