Complemento não é Piso! De forma equivocada, Prefeitura aplica complementação salarial às remunerações da Enfermagem

Por meio da Lei Nº 11.272/2023, que foi publicada hoje (4) no Diário Oficial da prefeitura de Prudente, a administração prudentina ficou autorizada a aplicar um adicional, na forma de complemento, nos salários das servidoras e servidores lotados nos cargos de Enfermeiro, Técnico e Auxiliar de Enfermagem cabe informar que o pagamento também abrange as trabalhadoras e trabalhadores do Ciop. A ação substitui a aplicação do Piso e pagamento diretamente no salário-base desta parcela da categoria. Na prática, e de acordo com a Lei publicada pela prefeitura, o repasse da verba enviada pelo Governo Federal para cumprimento do Piso será aplicado de forma a completar a remuneração mensal destas trabalhadoras e trabalhadores para que, desta forma, não haja, na administração pública, profissional que receba valores inferiores ao Piso Nacional.

Porém, acerca da forma adotada pela prefeitura para o pagamento dos funcionários municipais por exemplo, Sintrapp destaca que este não é o modelo adequado para cumprimento de Pisos Salarias. O pagamento desta forma, não será piso e sim teto. Tal estratégia vem sendo adotada pela prefeitura também na questão do Piso Nacional do Magistério. O sindicato informa que, na defesa das servidoras e servidores lotados nos cargos da Enfermagem, será ajuizada ação para cobrar, judicialmente, a aplicação do Piso diretamente no salário-base, assim como o pedido judicial feito no caso do Magistério.

Já com relação aos profissionais da Enfermagem que atendem a saúde em Prudente por meio do Ciop, cabe informar que o pagamento também se dará na forma de complementação, o que também não está adequado ao que estabelece o piso nacional. Porém, como tais trabalhadoras e trabalhadores não estão abrangidos pelo Estatuto do Servidor de Prudente e não possuem adicionais que possam ser calculados considerando o salário-base ou complementações existentes, acredita-se que não haverá prejuízos percebidos.