Professor da Escola de Artes assume cadeira na Academia Nacional de Música
Primeiro morador de Presidente Prudente a conquistar uma cadeira como Membro Imortal da Academia de Música, o professor efetivo da Escola Municipal de Artes de Presidente Prudente, José Marcelo Martins dá aulas nas disciplinas de guitarra, contrabaixo, violão, arranjo, improvisação e repertório desde 2013. Na unidade, o servidor também já atuou como Diretor e Coordenador Pedagógico. José Marcelo integra o mesmo hall e espaço ocupado pelo compositor do Hino Nacional Brasileiro, Francisco Manuel da Silva. Na última sexta-feira (22), por conta de sua contribuição ao mundo das artes e da música, Marcelo foi homenageado pela Câmara Municipal de Presidente Prudente, ocasião em que recebeu a Medalha de Mérito Grande Colonizador “Coronel José Soares Marcondes”.
Sobre o reconhecimento, tanto por ocupar uma cadeira de imortal na Academia de Música, quanto por receber a medalha da Câmara, o músico conta que, na sua vida, nunca se guiou por este tipo de resultado. “O sucesso e o reconhecimento devem ser consequências do trabalho e não o objetivo principal de nossas vidas”, conta. A diretora sindical Elenice Araújo Cacciatore, que é aluna do professor Marcelo na Escola de Música, esteve presente na homenagem prestada pela Câmara e representou o Sintrapp na ocasião.
José Marcelo, que já foi coordenador dos Festivais de Música de Presidente Prudente, enfatiza que integrar a Academia de Música “é uma grande honra porque o posto é ocupado pelos mais importantes e representativos músicos do país e receber este tipo de reconhecimento é muito gratificante”.
José Marcelo iniciou seus estudos em Bauru, onde cursou duas graduações, a primeira um Bacharelado em Violão e a segunda sendo Licenciatura em Artes/Música. Em 1996 cursou Guitarra MPB/Jazz no conservatório de Tatui e entre os anos de 1994 e 2007 foi docente na Unisagrado e no Conservatório Musical Pio XII em Bauru. Em 2008 concluiu o Mestrado com dissertação “Samba do Avião – semiótica musical e sincrética” e em 2017 tornou-se doutor em música com Tese “Música Erupopular – o hibridismo musical brasileiro”.
Casado com Karen Tavano Martins, que também é sua parceira no Duo KM de música instrumental, Marcelo constitui uma família com seus quatro filhos: Giulia, Marcelo, Júlia e João Marcelo.