Sintrapp participa de reinauguração da pista de Atletismo da FCT Unesp

Na manhã desta quinta-feira (20), aconteceu a inauguração da reforma da pista de atletismo e aquecimento “Mário Covas” da Unesp de Presidente Prudente. O Sintrapp, convidado a participar, esteve representado pelas diretoras Alice Romanoff, Karina Sacardo, Sônia Auxiliadora e pelo diretor Gilmar do Nascimento.

Da cerimônia, também participaram diversos atletas de destaque e renome internacional que já utilizaram a pista durante sua carreira, como Claudinei Quirino, André Domingos e Edson Luciano e Maurren Maggi. O protocolo do evento foi iniciado pelo reitor da universidade, Pasqual Barreti, que em sua fala, destacou a importância do investimento em educação e no esporte.

Conforme dados divulgados pela Unesp, para a reforma, foram utilizados 5,4 milhões de reais. Com a obra, e de acordo informações do Presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Wlamir Motta Campos, a pista recebeu certificação de nível 2 pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (World Athletics), o que confere ao espaço a possibilidade de sediar competições de nível internacional. “Não existe cidade no Brasil que tenha uma história tão forte no atletismo como Presidente Prudente”, enfatizou.

Segundo o vice-diretor da FCT, o professor Dr. Ricardo Pires de Paula, o evento é importante não só para a comunidade acadêmica, mas também para o conjunto da sociedade que espera da nova pista, ações de promoção do esporte como um elemento fundamental do desenvolvimento educacional e social. “Será um ponto de convergência, não apenas para nossa universidade, mas para a comunidade de Presidente Prudente, com o avanço da pesquisa, ensino e extensão, além de se constituir em um importante espaço de revelação de atletas de alto nível.”

A Profa. Dra. Jamille Sanches Codogno, responsável pelo departamento de educação física da Unesp, conta que diversos projetos desenvolvidos pela universidade serão retomados, como o “assim nasce um atleta”, que revela talentos no atletismo. A fala do Medalhista das Olimpíadas de Sydney (2000), André Domingos,também teve este mesmo enfoque. Ao microfone, André, que treinou por muitos anos na pista que agora está reformada, disse que “este chão, por meio de seus atletas, rendeu 0 medalhas olímpicas e 10 paralímpicas para o nosso país. Se não tivesse a força acadêmica com os projetos de pesquisa, nada disso teria acontecido”.

Em entrevista concedida ao Sintrapp, a primeira mulher brasileira a ter conquistado uma medalha de ouro olímpica em provas individuais, Maurren Maggi, disse que “vários atletas que utilizaram esta pista antes da reforma foram medalhistas olímpicos. Então, essa nova geração que está chegando, com uma pista novinha e reformada para treinar, com certeza estará um passo à frente”. Maurren, que tem três medalhas de ouro em salto em distância nos jogos pan-americanos e uma de prata, conta que iniciou sua carreira em 1993, competindo nas pistas prudentinas. “Não dá para comparar a estrutura que está sendo entregue hoje com o que existia na época em que comecei a treinar, nos anos 90”. A atleta, que participou do evento representando a empresa responsável pela reforma da pista, Recoma, ainda destacou que o esporte merece todo o investimento público e privado porque “para muitas crianças e adolescentes, ele representa um rumo a seguir na vida”.

Ainda durante o evento, foi exibido um vídeo gravado pelo Ministro de Relações Institucionais do Governo Federal, Alexandre Padilha. Em sua fala, Padilha enfatizou a importância da reforma e o futuro promissor da pista tanto para a pesquisa e extensão, quanto para o esporte. “Estou muito feliz com a reforma da estrutura. Participo desta luta desde quando era deputado e agora, como ministro”, contou. Cabe destacar ainda que 95% do valor foi subsidiado por meio de verbas enviadas pelo Governo Federal.O Governo Federal foi representado pelo prefeito de Tarabai, Marcos Aparecido do Nascimento, o Marquinhos. Na ocasião, o prefeito destacou que teve o privilégio de ser aluno da FCT/Unesp e que sua passagem pela universidade foi um instrumento de transformação em sua vida. “Gostaria de trazer aqui, em nome do presidente Lula, dizer o quanto é satisfatório e importante o investimento no esporte. Não só na infraestrutura, mas muito mais do que a estrutura, a formação de cidadãos e cidadãs para o desenvolvimento da nossa sociedade”, disse ao microfone.

Diversos servidores que trabalham em atividades ligadas à pista receberam homenagens. Entre eles, o servidor municipal Moacir Antônio Barbosa, que há 29 anos está lotado no local. Bragatinho, como é chamado, conta com muito carinho sobre suas vivências e experiências nestas quase três décadas como Serviços Gerais. “Gosto muito de trabalhar aqui e poder ver o espaço ser renovado com esta iniciativa”, conta.