Servidores (as) de Presidente Prudente definem pauta de reivindicações para 2024
Na noite de 1º de fevereiro aconteceu a Assembleia Geral de Campanha Salarial das servidoras e servidores de Presidente Prudente, conforme cartaz e editais anunciados no site do sindicato e afixados nos locais de trabalho.
Iniciando as discussões, a presidenta do Sintrapp, Luciana Telles, passou a palavra para as servidoras e servidores que definiram que, nos salários, será reivindicado um aumento de 8,5%. A porcentagem foi estabelecida considerando a falta de ganho real nos salários nos últimos anos, o congelamento de reposições salariais por conta da Lei 173/2020 (criada pelo governo Jair Bolsonaro durante a pandemia) e também o congelamento da contagem de tempo, que prejudicou e atrasou a aquisição e recebimento dos biênios. Além disso, também foi considerada a inflação acumulada no último período.
Também foi deliberado que será reivindicada a aplicação do mesmo índice (8,5%) no atual abono de R$ 255,00, que foi criado como forma de compensar a perda do abono-aniversário e do vale-alimentação das aposentadas e aposentados. Tal item foi pensado para garantir que não haja prejuízos no direito que, à época, serviu para compensar a perda de duas grandes conquistas das servidoras e servidores por conta de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin).
Além deste, a criação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) para todas e todos os servidores também foi definida como uma das principais reivindicações da categoria para 2024. Cabe lembrar que a criação do PCCS é uma reivindicação antiga, que consta na pauta de anos anteriores. A conquista do Plano de Carreira é um sonho antigo das servidoras e servidores e é reivindicada há mais de 15 anos.
O último item elencado pelas servidoras e servidores presentes foi a revogação do Decreto Nº 34.848/23 que suspende o pagamento da venda de parte das férias e licenças-prêmio. O decreto prejudica especialmente as servidoras e servidores que contam com o dinheiro gerado pela conversão em pecúnio para pagar dívidas e contas que se acumulam durante o ano.
Clique no botão abaixo e leia ofício na íntegra.
Estabelecidos os itens, as servidoras e servidores presentes votaram e aprovaram, por unanimidade, as reivindicações que foram discutidas durante o plenário. O Sintrapp informa que o ofício com as reivindicações será protocolado junto à administração em breve e uma reunião com o prefeito será solicitada para que sejam iniciadas as negociações da pauta.