Presidente Prudente

Com pressão de servidores (as), PL que visa reajuste nos salários de prefeito, vice e secretariado é retirado

Na noite de ontem (25), durante a sessão da Câmara onde seria votado o Projeto de Lei que reajustaria em 20,85% o salário de prefeito municipal e 48,32% a remuneração de vice e secretariado, as servidoras e servidores mostraram sua força. Com a pressão da categoria insatisfeita com o reajuste exorbitante, o Projeto de Lei (PL) foi retirado de votação. A retirada torna ainda mais evidente o poder da mobilização da categoria e importância de ações como esta para garantir que os recursos públicos sejam bem utilizados.

Com cartazes nas mãos e gritos de ordem no plenário, as servidoras e servidores demonstraram oposição ao aumento nos salários | Foto: Tânia Brandão

A posição contrária da categoria baseia-se no atual cenário financeiro da prefeitura, que por diversas vezes, serve como impedimento para a concessão de reajustes salariais à categoria das servidoras e servidores municipais e até na suspensão e corte de direitos, como no caso da venda de 1/3 das férias e parte dos dias de descanso das licenças-prêmio.

O PL, originalmente apresentado para votação em 18 de novembro, já havia sido adiado graças à pressão da categoria e do Sintrapp na sessão anterior. Ontem, ao chegar a vez do projeto na pauta, o presidente da Câmara, Tiago Oliveira, que assinou a proposta como membro da Mesa Diretora ao lado da vereadora Nathália Gonzaga e do vereador Wellington Bozo, anunciou a retirada da propositura.

Com a retirada do PL, o tema só poderá ser discutido novamente pela Câmara caso haja outra redação. A presidenta do Sintrapp, Luciana Telles, destaca que a mobilização de toda a sociedade é necessária para que tanto o executivo quanto o legislativo trabalhem representando a população e em ações que beneficiem a sociedade. “Se esta proposta retornar, mesmo que com outro texto, estaremos aqui novamente ainda mais mobilizadas e mobilizados”, comenta. A sindicalista ainda destaca que não se pode permitir que a prefeitura deixa de cumprir direitos das servidoras e servidores e honrar com seus deveres junto à categoria com a alegação de dificuldades financeiras. Para isso, é importante que a categoria e a população esteja atenta às sessões da Câmara. O Sintrapp continuará acompanhando as movimentações de PLs para impedir, com o apoio das servidoras e servidores e da população, que projetos similares, que podem trazer prejuízos às finanças do município, sejam propostos.

O diretor Maurício Airolde, ao lado da presidenta do sindicato em um vídeo publicado nas redes sociais da entidade, exclama que “não há condições para concessão de um aumento absurdo como este! Como ter um gasto exorbitante com estes cargos enquanto a população segue à míngua?”. O sindicalista ainda enfatiza que “o dinheiro dos impostos deve ser utilizado em ações concretas que melhorem a vida da população”.

A mobilização das servidoras e servidores demonstra, mais uma vez, a força da união em defesa dos direitos da categoria e do uso responsável dos recursos públicos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo