Área de Lazer

Parceria entre Sintrapp e MST faz plantio de 400 mudas de árvores na Área de Lazer

Na quinta-feira (21), a partir das 9h, será iniciado o projeto do Bosque da Reforma Agrária Popular, na Área de Lazer Sintrapp que fica às Margens da Rodovia Júlio Budisk, KM16. As mudas das árvores frutíferas serão doadas pelo Movimento Sem Terra (MST).

Por meio do plantio, o Sintrapp pretende trazer ainda mais possibilidades de lazer para a Área, que foi adquirida com o objetivo de oferecer opções de confraternização entre servidoras, servidores e familiares, além de proporcionar maior contato com a natureza. A presidenta do sindicato, Luciana Telles, destaca a importância das parcerias entre sindicatos e movimentos sociais. “Estamos muito felizes em ter o apoio do MST que é tão importante na luta pela democratização das terras em todo o país, especialmente no pontal”, comenta. Além disso, a sindicalista convida todas e todos os interessados a participarem da atividade e ajudarem no plantio das mudas.

O diretor Gilmar do Nascimento, responsável pela secretaria de Esporte e Lazer do Sintrapp, destaca a importância do bosque para a Área de Lazer Sintrapp nos próximos anos. “No futuro, esperamos que este espaço esteja ainda mais agradável, com sombra a árvores dando frutos para que todas e todos possam aproveitar e colher”, conta.

O membro da direção regional do MST, Diógenes Rabello, conta que “a atividade, além de servir como forma de envolvimento e integração dos servidores públicos municipais de Presidente Prudente e região, está vinculada ao Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis, uma campanha do MST que tem o objetivo de abrir diálogo com a sociedade sobre a emergência de se debater a crise climática”.

O Plano Nacional Plantar Árvores

Acerca da ação por parte do MST, Diógenes ainda destaca que o objetivo é debater, juntamente com a sociedade “que a produção de alimentos deve ser ligada diretamente à conservação dos bens comuns da natureza, tendo a agroecologia e a produção orgânica como forma de trabalho com a terra, ao contrário do que fazem os grandes latifúndios produtores de cana-de-açúcar na nossa região”. De acordo com o membro do MST, A campanha foi lançada em 2020 e, por meio dela, já foram plantadas 10 milhões de mudas de árvores. O Plano tem como meta chegar a 100 milhões de árvores plantadas até 2030. “O foco é realizar o plantio de espécies nativas e frutíferas em áreas degradadas no campo e na cidade, focando na formação de bosques, recuperação de nascentes e formação de agroflorestas e quintais produtivos”, conta. Estima-se que, por meio da campanha, 10 mil mudas de árvores nativas foram plantadas no Pontal do Paranapanema nos assentamentos rurais dos municípios de Sandovalina, Mirante do Paranapanema, Euclides da Cunha Paulista, Rosana, Presidente Bernardes e Ribeirão dos Índios.

O sindicato informa que haverá ainda outros momentos para plantar ainda mais árvores, incluindo os finais de semana. Acompanhe nas redes sociais do Sintrapp!