Crianças de escola municipal participam de plantio de mudas na Área de Lazer Sintrapp
Na manhã do dia 21, uma turma de 22 alunas e alunos da E.M. Jovita Terin fez o plantio de algumas mudas de árvores na Área de Lazer do sindicato. A atividade, além de proporcionar uma experiência nova para as crianças, teve o objetivo de conscientizar acerca da preservação do meio ambiente e da importância do cuidado com a natureza.
As professoras Elaine Tomazoli e Ana Beatriz Siqueira, responsáveis pela turma, destacam que a ação que aconteceu no Dia da Árvore faz parte do trabalho desenvolvido em sala de aula, onde foi estudada a importância da responsabilidade com o meio ambiente. Elaine conta que durante a semana as professoras buscaram ensinar acerca do papel das árvores. “Não só cuidar e manter as árvores e os espaços naturais que já temos, mas buscar ampliar por meio de ações como esta”, comenta. Os estudos foram feitos de diversas formas, por meio de atividades lúdicas, como pinturas com tinta com a ajuda de folhas de árvores e leituras de livros, como o Esta Árvore Conta, escrito por Alisson Formento.
A pequena Hadija, de 6 anos, ao ser questionada sobre a atividade, conta que gostou muito e que “plantou um pé de Goiaba, uma Goiabeira”, conforme estudado em sala de aula. “As árvores são importantes porque dão sombra e frutos para a gente”, lembra a estudante.
Ainda durante a manhã, os pequenos fizeram um piquenique à sombra dos coqueiros da Área de Lazer. Para exemplificar ainda mais os benefícios que as árvores oferecem aos seres humanos, o diretor Gilmar do Nascimento, com o ajuda de um dos funcionários do Sintrapp, colheu cocos das árvores e serviu a água da fruta para as crianças. Mas antes disso, explicou sobre o processo de amadurecimento da fruta e os cuidados com as árvores.
O Bosque
Enquanto isso, em outra área da propriedade, uma equipe composta de funcionários, diretores e membros do Movimento Sem Terra se dividia entre abrir covas na terra e plantar as 400 mudas que, ao crescerem, formarão o Bosque da Reforma Agrária Popular, fruto da parceria entre Sintrapp e MST, que idealiza e encabeça o Plano Nacional Plantar Árvores.