Prudente e região

Sintrapp participa de Marcha em prol dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores

Aconteceu no dia 22, em Brasília, a Marcha da Classe Trabalhadora. O evento foi organizado pela CUT e demais Centrais Sindicais. Sindicatos Cutistas participaram em peso da ação que teve por objetivo dar visibilidade à luta e pressionar o Governo Federal e o Congresso para a conquista de ações em prol do pleno emprego, melhores condições salariais para todas e todos e desenvolvimento econômico e social do país. O Sintrapp, como representante das servidoras e servidores, participou da Marcha e das manifestações.

Os manifestantes se encontraram na Torre da TV, onde aconteceu uma plenária com discursos de representantes de entidades sindicais e governo federal. O presidente da CUT, Sérgio Nobre, em sua fala, destacou a importância da manifestação. “Nossas pautas só vão ter sucesso com muita mobilização e muita luta! Hoje é um dia histórico porque muita gente atendeu ao nosso chamado em defesa da pauta da classe trabalhadora”, disse. Passado este primeiro momento, a marcha seguiu para o Congresso Nacional.

A pauta geral do movimento foi diversa e abrangente para representar toda a classe trabalhadora brasileira. Um documento com as reivindicações foi entregue pela CUT ao Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Veja abaixo os itens que compõem a pauta.

• Educação: Revogação do Novo Ensino Médio;
  • Valorização do Serviço Público: Contra a PEC 32/Reforma Administrativa;
  • Em defesa da Convenção 151/defesa da negociação coletiva;
  • Trabalho decente: redução da jornada de trabalho e empregos decentes;
  • Salário igual para trabalho igual – Em defesa da lei de igualdade salarial entre homens e mulheres;
  • Reforma agrária e alimento no prato!
  • Menos impostos para trabalhadores: juros baixos e correção da tabela de imposto de renda;
  • Valorização do salário mínimo e das aposentadorias;
  • Transição justa e ecológica em defesa da vida;
  • Em defesa do PLC 12/24, por Direitos dos Motoristas por Aplicativos.

As servidoras e servidores municipais participaram do evento em prol da luta de todas e todos e também promoveram uma pauta específica. Conforme divulgado pela Confederação dos Trabalhadores(as) no Serviço Público Municipal (Confetam), a luta dos municipais abrange o cumprimento dos Pisos do Magistério e da Enfermagem, a realização de concursos públicos, a revogação da Lei Complementar 173 (que congelou o tempo de serviço durante a pandemia), entre outros. Veja abaixo a lista completa das reivindicações.

• Contra a desvinculação das receitas da Educação e da Saúde;
  • Por reajuste salarial digno aos servidores;
  • Pela reestruturação de carreiras e realização de concursos públicos;
  • Pelo piso do Magistério;
  • Pelo piso da Enfermagem;
  • Pelo fim da contribuição de aposentados para a Previdência;
  • Pelo descongelamento do tempo de serviço da Pandemia. Revogação da Lei Complementar 173.

A presidenta do Sintrapp, Luciana Telles, ressalta que “A Marcha é um evento grandioso que representa toda a classe trabalhadora do país que sofreu, nos últimos anos, com grandes ataques e retrocessos promovidos por governos que atuaram contra nós”. A sindicalista conta que a presença do Sintrapp em Brasília tem o objetivo de “dar mais força ao grito das trabalhadoras e trabalhadoras que lutam para recuperar o que nos foi retirado à força”.

Acerca da participação, a diretora do Sintrapp, Alice Capatto, conta que “estar em Brasília junto de uma multidão de trabalhadoras e trabalhadores de todo o Brasil é ter a certeza que estamos lutando por uma pauta justa, que é a valorização da classe trabalhadora, em especial das servidoras e servidores públicos”. Já o diretor Gilmar do Nascimento, destaca algumas das pautas, como a valorização do serviço público, o trabalho decente e a importância da organização da categoria para a conquista das reividincações.
A participação do Sintrapp na Marcha da Classe Trabalhadora reforça o compromisso do sindicato com a mobilização e a luta em prol de condições dignas de vida, melhores salários e valorização para todas e todos os trabalhadores e trabalhadoras.