Prudente e região

Sintrapp participa de agendas do Ministro do Trabalho na região

Com o objetivo de cumprir uma série de agendas, o Ministro do Emprego e Trabalho, Luiz Marinho, esteve na região de Presidente Prudente entre os dias 19 e 21 de abril. O Sintrapp, como representante de uma parte das trabalhadoras e trabalhadores, acompanhou algumas das atividades do ministro e solicitou o apoio do ministério perante irregularidades e desrespeitos às legislações trabalhistas.

O sindicato protocolou ofícios com denunciando o desrespeito aos Pisos Nacionais do Magistério e da Enfermagem e também solicitando revisão da Lei dos Consórcios, por conta das recentes demissões em massa promovidas pelo Ciop. Clique nos arquivos abaixo para ter acesso aos documentos na íntegra.

Na sexta-feira (19) o Ministro participou de atividades em Presidente Prudente e em Tarabai. A primeira agenda foi uma visita às instalações da Gerência Regional do Trabalho, onde foi recepcionado pelas servidoras e servidores da unidade, conheceu o prédio e fez uma fala no sentido de enfatizar a importância do trabalho destas servidoras e servidores e da luta “pela reconstrução do que foi destruído pelos governos posteriores ao Golpe contra a presidenta Dilma”.

Após isso, o Ministro fez uma visita à Câmara Municipal e à prefeitura. Em seguida, Marinho participou da plenária Fortalecimento das Relações de Trabalho com Igualdade e Desenvolvimento Econômico, promovida pela subseção prudentina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na ocasião, compôs a mesa com diversos dirigentes e representantes de movimentos sociais, entidades, centrais sindicais e movimentos estudantis e abordou, em sua fala, a importância da advocacia na garantia do cumprimento das Leis trabalhistas que garantem dignidade à classe trabalhadora. Ainda ao microfone, Marinho destacou a dificuldade para reverter a “destruição da sociedade que foi promovida pelos últimos governos” e enfatizou a importância da filiação sindical. “Qualquer trabalhador com o mínimo de consciência vai estar filiado porque os sindicatos têm também o objetivo de proteger os direitos da categoria”, comentou.

Ainda durante o dia o ministro visitou o Hospital de Esperança, a câmara de vereadores(as) do município de Tarabai, onde fez uma conversa com representantes do legislativo e com o vice-prefeito. Às 20h participou de uma sessão solene na OAB onde recebeu o título de Cidadão Prudentino.

No dia seguinte, Marinho fez visitas aos municípios de Mirante do Paranapanema, Teodoro Sampaio, Rosana, Presidente Venceslau e Presidente Epitácio. Já no domingo, o ministro foi até Euclides da Cunha e conheceu a Gleba XV de Novembro, que foi criada logo após a Ditadura Militar, formada por trabalhadoras e trabalhadores que ficaram desempregados após o término das obras das Usinas Hidrelétricas de Rosana e Primavera e membros da população ribeirinha que perdeu as terras por conta da inundação de suas áreas.

O Sintrapp destaca a importância das atividades deste fim de semana e, de modo geral, as visitas à região porque, nestas ocasiões, acontece uma aproximação entre população do interior e Governo Federal.