Prudente e região

Estão abertas as inscrições para os cursos oferecidos pelo programa Mais Saúde com Agente

Atenção, servidoras e servidores lotados no cargo de Agente Comunitário de Saúde e de Endemias! Até 24 de junho é possível realizar sua inscrição nos cursos técnicos de ACS e ACE que são oferecidos gratuitamente pelo Projeto Mais Saúde com Agente. Os cursos são ofertados por meio de uma parceria do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). São 180 mil vagas disponíveis.

Para este ano, novos temas serão abordados no curso. Entre eles, equidade, saúde bucal, saúde mental e trato de pessoas que fazem uso abusivo de álcool. Além destes novos assuntos que serão tratados, existem ainda novas disciplinas como agroecologia, floresta e águas, segurança alimentar e hortas comunitárias e saúde das populações do campo.

Conforme informações divulgadas pelo programa, no ano passado, mais de 181 mil ACS e ACE formaram-se pelo curso e a expectativa é de que até 2026, mais de 300 mil profissionais estejam formados com o objetivo de atender e cumprir as novas atribuições da categoria que estão previstas pela Lei Nº11.350/2006.

Objetivos:

• Prover a formação técnica aos ACS e ACE de todo o Brasil, em conformidade com as necessidades do SUS;
  • Contribuir para a melhoria da saúde da população;
  • Fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) em todos os seus atributos;
  • Fortalecer a Vigilância em Saúde e aperfeiçoar as ações de combate às endemias visando à promoção da saúde.

O Ministério da Saúde divulgou a lista completa dos municípios que aderiram ao programa. Da base de atuação do Sintrapp, podem se inscrever Agentes dos municípios de Alfredo Marcondes, Anhumas, Caiabu, Caiuá, Estrela do Norte, Emilianópolis, Euclides da Cunha Paulista, Flora Rica, Iepê, Indiana, Inúbia Paulista, Irapuru, Lucélia, Mariápolis, Mirante do Paranapanema, Nantes, Nova Guataporanga, Osvaldo Cruz, Piquerobi, Pracinha, Presidente Prudente, Sagres, Sandovalina, Santo Expedito, São João do Pau D’alho e Tarabai. Os municípios de Ribeirão dos Índios e Salmourão não aderiram ao programa.

Para fazer sua inscrição, clique aqui. Se tiver alguma dificuldade, assista ao vídeo tutorial elaborado pelo Ministério da Saúde.