Unidades de saúde promovem ações alusivas à campanha Outubro Rosa
De acordo com um estudo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são previstos 704 mil novos casos de câncer para os anos de 2023 a 2025. Destes, estima-se que 73 mil sejam classificados como câncer de mama, e 17 mil de colo do útero. Os dados foram publicados em um artigo que é fruto do trabalho de seis pesquisadores em saúde do instituto. Por conta da crescente nos casos, que na última década teve um aumento de 20% – ainda de acordo com o estudo do Inca -, é promovida anualmente a Campanha Outubro Rosa, que visa divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
Conforme divulgado pelo instituto, o câncer de mama é o câncer que mais mata mulheres em todo o país. Em 2021, foram 18.139 vidas perdidas para a doença. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
O Sintrapp publicou um episódio de Podcast para tratar sobre o tema. A convidada Dra. Daniela Menezes trouxe informações e orientações acerca do Câncer de Mama. Acesse abaixo.
Sintomas
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
🚨 Fatores de risco
Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficente e exposição à radiação ionizante.
Os principais fatores, de acordo com o Inca, são:
Comportamentais/Ambientais
- Obesidade e sobrepeso, após a menopausa;
- Atividade física insuficiente (menos de 150 minutos de atividade física moderada por semana)
Consumo de bebida alcoólica; - Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X, tomografia computadorizada, mamografia etc.);
- História de tratamento prévio com radioterapia no tórax;
Aspectos da vida reprodutiva/hormonais
- Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos;
- Não ter filhos;
- Primeira gravidez após os 30 anos;
- Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;
- Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona);
- Ter feito terapia de reposição hormonal (estrogênio-progesterona), principalmente por mais de cinco anos;
Hereditários/Genéticos
- Histórico familiar de câncer de ovário; de câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos; e caso de câncer de mama em homem;
- Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.
Acesse a cartilha “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”
🚶♀️ Caminhada alusiva
Em Presidente Prudente, no próximo domingo (1º), a partir das 9h, acontecerá a 2ª Caminhada Rosa: a Saúde Contra o Câncer de Mama, que é organizada por uma parceria público-privada e contará com serviços de saúde oferecidos pela prefeitura do município por meio da Secretaria de Saúde, com aferição de pressão, vacinação e testes de glicemia capilar. A caminhada sairá às 8h no recuo do Parque do Povo, próximo à TV Fronteira, e retorno ao mesmo local, onde serão ofertadas as ações de saúde.
🏥 Atividades nas unidades de saúde
Em Presidente Prudente acontecerão dois mutirões de saúde da mulher, oferecendo exames Preventivos; Solicitação de mamografias; Testes rápidos de HIV e Sífilis, além de avaliação odontológica.
O primeiro, no dia 21 de outubro, das 8h às 13h, acontecerá nas ESFs Belo Horizonte; Humberto Salvador I e II; João Domingos I e II, Leonor, Maré Mansa; Morada do Sol; Primavera, Regina, Bela Vista, Maracanã. E também nas UBS’s: Cedral, Santana, Ana Jacinta, Cohab e Guanabara.
Já no dia 28 de Outubro os atendimentos ocorrerão das 8h às 13h, nas seguintes ESF´s: Alvorada I, II e III, Cambuci, Guanabara, Marcondes, Nova Prudente, São Pedro, Eneida, Floresta , Ameliópolis e Montalvão. E também nas UBS’s: Centro, São Judas, São Pedro, Brasil Novo, Vila Real e Belo Horizonte.