Dia Internacional da Mulher
A data é mais do que comerativa. 8 de março é o dia em que voltamos os olhares e refletimos a luta das mulheres por igualdade, justiça e reconhecimento. É um momento de celebrar conquistas históricas e pensar no caminho a ser trilhado na busca por equidade entre homens e mulheres diante da sociedade. 8 de março é um chamado à ação para todas as mulheres!
8 de março é um chamado à ação para todas as mulheres! Contra toda e qualquer ação que prejudique a vida das mulheres! Seguindo o lema estabelecido pela CUT São Paulo, seguimos em luta “Pela Vida das Mulheres no Brasil e no Mundo!”. Pelo fim da violência, das privatizações e do genocídio do povo preto e palestino!
Com relação à questão da violência, o Sintrapp destaca a necessidade da aprovação da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que representa um grande avanço diante das situações de assédio e violência nos ambientes de trabalho.
Acerca das conquistas recentes, no ano passado o Presidente Lula assinou a Lei 14.611/2023, que dispõe sobre a obrigatoriedade da igualdade salarial entre homens e mulheres que ocupam a mesma função. Esta é uma das grandes lutas das mulheres de todo o mundo e que agora está amparada legalmente no Brasil. Cabe lembrar que, conforme dados divulgados pelo IBGE, as mulheres recebem, em média 21% a menos do que homens que ocupam a mesma posição. Nos setores em que a predominância na ocupação dos cargos é feminina, a diferença na remuneração chega a 31%.
O Sintrapp, junto às mulheres, espera que estas sejam apenas as primeiras conquistas de muitas outras que virão depois de tantos anos de luta e resistência a ataques machistas. Que esta data sirva para renovar as forças e a união das mulheres de todo mundo para que assim, juntas, possamos construir um futuro onde todas as mulheres tenham as mesmas oportunidades e sejam livres de violência e do machismo!