Ciop

Acontece primeira audiência sobre ação do Sintrapp referente ao pagamento do Piso da Enfermagem aos profissionais do Ciop

Aconteceu, na última quarta-feira (12), uma audiência entre Sintrapp e Ciop acerca da ação civil pública ajuizada pelo sindicato que cobra o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem às trabalhadoras e trabalhadores do Ciop no salário-base.

A ação foi ajuizada em janeiro deste ano e, logo após o pedido judicial, a prefeitura de Presidente Prudente fez o repasse dos valores ao Ciop que, por sua vez, aplicou o valor aos salários das equipes de Enfermagem. Porém o consórcio acrescentou uma complementação aos salários das Enfermeiras, Enfermeiros e Auxiliares de Enfermagem como forma de equiparar as remunerações ao valor estabelecido como piso. Considerando isto, na ação ajuizada, o sindicato destaca que o Piso deve corresponder ao salário-base, conforme estabelecido pela própria Lei do Piso da Enfermagem e por entendimentos em casos similares.

O advogado Augusto Bonadio, que participou da audiência representando o Sintrapp e as funcionárias e funcionários do Ciop, conta que “em audiência o magistrado se mostrou compreensivo à questão, o município informou que o repasse econômico foi feito ao CIOP e os representantes do CIOP informaram que já iniciaram o pagamento como complemento, bem como que irão analisar a questão dos demais reflexos”.

Sendo assim, e considerando os resultados da audiência, o sindicato destaca que continuará cobrando, agora judicialmente, a correta aplicação do Piso nos salários das trabalhadoras e trabalhadores do Ciop para que estes profissionais recebam o que lhe é de direito e que, desta forma, tenham o trabalho valorizado.